A Equipa Comunitária do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do HESE participou numa reunião de trabalho com a Equipa de Saúde Mental de Oeiras do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, que teve como principais objetivos discutir o impacto da sua intervenção psiquiátrica comunitária e participar num momento de formação interpares.

A reunião entre as equipas permitiu a apresentação de especificidades de atuação, salientando aspetos em comum entre elas como a prestação de cuidados de proximidade; a integração na comunidade; a prevenção da recaída; o desenho de planos de intervenção individuais com envolvimento integrado da família e entidades locais; e a medição do impacto da atuação tanto clínico como sócio-económico.

A propósito da visita a coordenadora da Equipa de psiquiatria Comunitária, Dra. Teresa Reis, afirmou que “a possibilidade de encontro com esta Equipa, uma das mais reconhecidas a nível nacional pela sua intervenção comunitária, permitiu-nos compreender melhor o valor e importância da nossa atuação. Regressamos com a confirmação do bom trabalho que estamos a realizar e com a certeza de um longo caminho que é essencial ser percorrido para a especialização e diferenciação dos cuidados, melhoria do acesso, e da integração da pessoa com doença mental grave no distrito de Évora”.

A Equipa de Saúde Mental de Oeiras do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental é das Equipas de Psiquiatria Comunitária a nível nacional com melhor atuação estruturada na área da Psiquiatria Comunitária. Elementos desta Equipa têm desenvolvido projetos piloto com importância significativa, reconhecidos como exemplo de boas práticas de atuação pelo Programa Nacional de Saúde Mental.​

imagem do post do ​Equipa Comunitária do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental participa em reunião de trabalho no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental