QREN

1.01.Requalificação da Urgência para preenchimento dos requisitos de Urgência Polivalente e RM (ressonância magnética)

Com este projeto pretendeu-se cumprir o programado no Plano de Negócios de 2007–2009 e no Plano de Atividades e Orçamento para 2008, para corresponder às exigências definidas pelo Governo, através do Ministério da Saúde, para a área da urgência/emergência.

A requalificação da urgência foi fundamental para a melhoria dos cuidados de saúde da população pois permitiu uma maior qualidade e capacidade de resposta a situações críticas sem necessidade de deslocações a Lisboa, maximizando os recursos e minimizando os custos, quer económicos quer ambientais.

O objetivo geral é requalificar a urgência para preenchimento dos requisitos de urgência polivalente.

1.03. Reforço da Diferenciação e Complementaridade de Serviços

Com este projeto pretende-se cumprir o que foi programado e acordado com o Governo através da aprovação pelo Ministério da Saúde do Plano de Negócios de 2007–2009 do Hospital do Espírito Santo de Évora, EPE, e também cumprir o Plano de Atividades e Orçamento para 2008.

O objetivo geral é reforçar a diferenciação e a complementaridade de serviços de forma a promover uma melhoria nas condições de saúde das pessoas e ao mesmo tempo garantir maior equidade, por parte dos cidadãos, no acesso aos cuidados de saúde.

1.04. DPSM (departamento de psiquiatria e saúde mental)

Com este projeto pretendeu-se cumprir o que foi programado no Plano de Negócios de 2007 – 2009 e no Plano de Atividades e Orçamento para 2008, para corresponder às exigências definidas pelo Governo, através do Ministério da Saúde, para a área da Psiquiatria e Saúde Mental. A reformulação dos serviços de internamento foi fundamental para a melhoria dos cuidados de saúde da
população, uma vez que permitiu uma maior qualidade e capacidade de resposta, maximizando os recursos e minimizando os custos, quer económicos quer ambientais, que acarretava o afastamento físico do “campus” hospitalar do internamento e da consulta externa de psiquiatria. Diminuir os tempos de espera cirúrgicos, melhorar o acesso, garantir maior equidade de forma a promover uma melhoria nas condições de saúde da população.

O objetivo geral é transferir o Internamento do Departamento de Saúde Mental (DPSM) para o edifício do Patrocínio e transferir as Especialidades Médicas e Consultas de DPSM para o edifício do Espírito Santo – construção da Unidade de Cirurgia de Ambulatório.

1.11. Humanização, Diferenciação Técnica e Organizacional

Com este projeto pretendeu-se cumprir o que foi programado no Plano de Negócios de 2007–2009 e no Plano de Atividades e Orçamento para 2010, para corresponder às exigências definidas pelo Governo para os hospitais centrais e simultaneamente diferenciar os cuidados prestados aos utentes, apostando na qualidade assistencial e na humanização. Igualmente pretendeu-se melhorar o circuito da informação, potenciar a informatização clínica e melhorar a gestão do circuito do medicamento e minimizar os custos com medicamentos.

O objetivo geral é humanizar e diferenciar tecnicamente o hospital de forma a corresponder aos requisitos de Hospital Central.