Ir para o conteúdo

Imagiologia

Diretor de Serviço
Dr. Carlos Louro
Técnica Coordenadora
Técª Paula Fernandes
Localização
Edifício do Espí­rito Santo – Piso 1

O Serviço de Imagiologia do Hospital do Espí­rito Santo de Évora desenvolve a sua atividade na prestação de serviços complementares de diagnóstico e terapêutica, através da realização de exames imagiológicos com técnicas que utilizam radiação X e ultrasons. Os estudos efectuados têm maioritariamente carácter diagnóstico mas são, muitas vezes, complementados com técnicas de radiologia de intervenção (p.ex: biópsias dirigidas por ecografia ou Tomografia Axial Computorizada).

Para o desenvolvimento da sua actividade, o serviço dispõe da aparelhagem técnica adequada: salas de radiologia convencional, salas de radiologia com circuito de televisão, salas de ecografia, sala de mamografia e sala de TAC. O Serviço de Imagiologia do HESE está actualmente direccionado para três grandes áreas de actividade (rastreio e diagnóstico; estadiamento e controlo evolutivo; técnicas de intervenção diagnósticas e/ou terapêuticas), utilizando como recurso básico imagens obtidas com e sem emissão de radiação X.
O seu âmbito de intervenção estende-se fundamentalmente à unidade hospitalar em que se encontra inserido, prestando apoio ás áreas de internamento, consulta externa e urgência. Em casos particulares (neurorradiologia) e realiza ainda serviço para o exterior para utentes oriundos de outras unidades dependentes da ARS local.
Quem somos
O Serviço de Imagiologia é composto por sete médicos especialistas, dezoito técnicos de radiodiagnóstico, uma enfermeira, sete administrativos e seis auxiliares de ação médica.
O que fazemos
O serviço encontra-se dividido, sob o ponto de vista funcional, em quatro sectores fundamentais:
Radiologia Convencional
Nesta área executam-se a maioria dos exames, quer dos serviços de internamento e urgência, quer da consulta externa. São efectuados exames sem administração de contrastes do foro osteo-articular, torácico, abdominal e dos tecidos moles assim como exames com administração de contrastes (orais, rectais e intravenosos) como estudos do tubo digestivo, urografias de eliminação, cistografias e uretrocistografias retrógradas, histerosalpingografias e fistulografias.
Ultrassonografia
Onde se realizam exames com recurso a ultrassons (ecografias) quer por via transcutânea quer por via intracavitária, sendo estes últimos particularmente dirigidos à observação vesico-prostática.
Mamografia
São efectuados exames de diagnóstico e seguimento evolutivo através da realização de mamografias muitas vezes complementadas por exame ecográfico.
Tomografia Axial Computorizada (TAC)
Utilizando tecnologia helicoidal multicorte efectuam-se estudos do foro neurorradiológico (SNC e periférico) e de corpo nas suas várias componentes (tecidos moles, osteo-articular , vascular, cervical, torácico, abdominal e pélvico).
Nas áreas de Mamografia, Ecografia e TAC são ainda praticadas técnicas de Radiologia de Intervenção que incluem biópsias (aspirativas e por corte), colocações de referências metálicas mamográficas, drenagens de quistos e abcesso, nefrostomias e cistotomias percutâneas.
Informação ao Utente
Os serviços de marcação de exames encontram-se abertos, para doentes externos (consulta externa, ARS) todos os dias úteis das 8,30h às 20h, sendo o mesmo perí­odo utilizado para entrega de exames efectuados e fornecimento das preparações necessárias para a realização de alguns exames.
Estes procedimentos efectuam-se no balcão de atendimento do próprio serviço localizado no piso 1 do HESE, em frente à urgência de pediatria.
Os utentes deverão ser portadores de requisição válida, devidamente preenchida, incluindo a informação clí­nica, e de documento actualizado comprovativo do sistema ou sub-sistema de saúde em que se encontram integrados.
Partilhar:
Shares