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Patologia Clínica

Diretora de Serviço
Dra. Filomena Baptista Caldeira

Técnico Coordenador
Téc. Manuel Maurilio

E-mail: sec.patcli@hevora.min-saude.pt

Localização

Edifício Espírito santo – Piso 1 

 

O Serviço de Patologia Clínica do HESE-EPE nasce na instituição hospitalar dando continuidade ao Laboratório de Análises Clínicas, inaugurado em 1972, em espaço próprio no então Hospital da Misericórdia de Évora e teve como seu primeiro Director o Médico Patologista Clínico Dr. Gualberto João Baptista Caldeira que superintendia concomitantemente a Unidade de Hemoterapia.

Em 1975 entra em funcionamento, o novo edifício Hospitalar, com instalações laboratoriais próprias e adequadas para o efeito, que lhe permitiram melhores condições de trabalho, atendimento do doente e alargamento da prestação de serviço. Era então possível responder a situações de urgência com resposta laboratorial em regime de chamada.

Em 1982 inicia a sua actividade de formação com a colocação de 2 Médicos Internos da Especialidade de Patologia Clínica que vêm após a sua formação a integrar o quadro médico do Serviço, manteve a vertente de formação de Especialistas de Patologia Clínica até à actualidade tendo sido formados no Serviço um total de 6 Médicos Especialistas
Em Novembro de 1998 é nomeada como Técnica Coordenadora a Técnica Maria Alice Zambujalinho.
No final da década de 80 o Serviço inscreve-se, pela primeira vez, em programas de avaliação externa da qualidade, alargando progressivamente à maioria dos ensaios realizados no SPC.
No ano de 2005 em parceria com a Universidade do Algarve inicia a sua actividade de formação no âmbito da realização dos estágios do Curso de Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública.
Em 1992 após a aposentação do Director de Serviço, Dr. Gualberto João Baptista Caldeira, é nomeada para a Direcção do Serviço a Dr.ª Maria de Fátima Rosado da Fonseca que se mantém em funções até Maio de 2006, altura em que se aposentou, tendo assumido o cargo de Diretor do Serviço o Dr. Rodrigo Gusmão. Desde Janeiro de 2016, assumiu o Direção do Serviço a Drª Filomena Caldeira. 
Em Dezembro de 2006 é nomeado o Técnico Especialista Dr. Manuel Maurílio como Gestor da Qualidade e em Fevereiro de 2008 assume concomitantemente o cargo de Técnico Coordenador do do Serviço.
O Serviço de Patologia Clínica estabeleceu, de forma compatível com a missão e visão do Hospital do Espírito Santo – EPE a seguinte missão: 

Realizar ensaios, nas áreas de Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Microbiologia, Biologia Molecular, assegurando a qualidade dos mesmos e a sua disponibilização atempada, orientados à satisfação dos Clínicos prescritores do Hospital, entidades externas e  utentes. Sendo o único Laboratório Médico na área da Patologia Clínica no distrito de Évora presta o seu apoio ao diagnóstico, prognóstico e seguimento dos utentes que recorrem aos nossos serviços.  O Serviço de Patologia Clínica pretende ser líder regional nos ensaios que realiza, e alargar a oferta de ensaios nas áreas de Biologia Molecular e Citometria de Fluxo. O Serviço dispõe de uma equipa de recursos humanos diferenciada, composta por Médicos Patologistas Clínicos, Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais.

Princípios orientadores da actividade desenvolvida:

 Assegurar o conforto e a privacidade do utente e a prestação de um serviço eficiente na colheita de produtos para análise;
Salvaguardar a confidencialidade dos resultados analíticos através do controlo de acessos ao laboratório, de cláusulas contratuais, da definição de níveis de acesso por função e da disponibilização controlada de resultados de exames;

Disponibilizar resultados de qualidade e em tempo útil, intercedendo junto do Conselho da Administração no sentido da implementação da melhor tecnologia disponível em cada momento, da formação contínua dos profissionais e da implementação de um rigoroso programa de controlo da qualidade, interno e externo.

De forma a incrementar a eficácia da presente Politica da Qualidade, o Diretor de Serviço compromete-se a:

Promover a divulgação e a implementação dos requisitos estabelecidos no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade;

Assegurar a implementação dos requisitos estabelecidos no referencial normativo NP EN ISO 15189:2006;

Assegurar o cumprimento dos requisitos legais e de boas práticas aplicáveis à actividade desenvolvida no Serviço;

Promover o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua, nas vertentes técnica e de gestão, através da avaliação regular da eficácia do sistema de gestão da qualidade implementado. ​

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