Diretora de Serviço
Dra. Filomena Baptista Caldeira
Técnico Coordenador
Téc. Manuel Maurilio
E-mail: sec.patcli@hevora.min-saude.pt
Localização
Edifício Espírito santo – Piso 1
O Serviço de Patologia Clínica do HESE-EPE nasce na instituição hospitalar dando continuidade ao Laboratório de Análises Clínicas, inaugurado em 1972, em espaço próprio no então Hospital da Misericórdia de Évora e teve como seu primeiro Director o Médico Patologista Clínico Dr. Gualberto João Baptista Caldeira que superintendia concomitantemente a Unidade de Hemoterapia.
Em 1975 entra em funcionamento, o novo edifício Hospitalar, com instalações laboratoriais próprias e adequadas para o efeito, que lhe permitiram melhores condições de trabalho, atendimento do doente e alargamento da prestação de serviço. Era então possível responder a situações de urgência com resposta laboratorial em regime de chamada.
Realizar ensaios, nas áreas de Hematologia, Bioquímica, Imunologia, Microbiologia, Biologia Molecular, assegurando a qualidade dos mesmos e a sua disponibilização atempada, orientados à satisfação dos Clínicos prescritores do Hospital, entidades externas e utentes. Sendo o único Laboratório Médico na área da Patologia Clínica no distrito de Évora presta o seu apoio ao diagnóstico, prognóstico e seguimento dos utentes que recorrem aos nossos serviços. O Serviço de Patologia Clínica pretende ser líder regional nos ensaios que realiza, e alargar a oferta de ensaios nas áreas de Biologia Molecular e Citometria de Fluxo. O Serviço dispõe de uma equipa de recursos humanos diferenciada, composta por Médicos Patologistas Clínicos, Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais.
Princípios orientadores da actividade desenvolvida:
Disponibilizar resultados de qualidade e em tempo útil, intercedendo junto do Conselho da Administração no sentido da implementação da melhor tecnologia disponível em cada momento, da formação contínua dos profissionais e da implementação de um rigoroso programa de controlo da qualidade, interno e externo.
De forma a incrementar a eficácia da presente Politica da Qualidade, o Diretor de Serviço compromete-se a:
Promover a divulgação e a implementação dos requisitos estabelecidos no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade;
Assegurar a implementação dos requisitos estabelecidos no referencial normativo NP EN ISO 15189:2006;
Assegurar o cumprimento dos requisitos legais e de boas práticas aplicáveis à actividade desenvolvida no Serviço;
Promover o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua, nas vertentes técnica e de gestão, através da avaliação regular da eficácia do sistema de gestão da qualidade implementado.