Centro de Referência do Cancro do Reto

Email: crcr.hese@hevora.min-saude.pt

O Ministério da Saúde atribuiu ao Hospital do Espírito Santo de Évora EPE a qualificação de centro de referência para o tratamento do cancro do reto, reconhecendo assim a qualidade dos cuidados prestados, os resultados obtidos e a competência dos seus profissionais no tratamento dos tumores do reto.

O Centro de Referência tem como objetivos principais prestar cuidados de saúde diferenciados e assegurar o atendimento atempado e eficiente dos utentes, garantindo igualmente o direito de livre escolha e de uma segunda opinião medica dentro das condições existentes.

A atuação dos nossos profissionais rege-se por princípios de garantia da intimidade e privacidade na prestação dos cuidados de saúde aos doentes.
Todos os profissionais a desempenhar funções no HESE assumem o compromisso de garantir a confidencialidade da informação que dispõem sobre a situação de saúde dos seus doentes, mesmo após o termo das suas funções.
MISSÃO
–        Prestar cuidados de saúde com carácter multidisciplinar, diferenciados e de complexidade variada aos doentes com lesões neoformativas do reto,  tendo o compromisso de se manter na linha da frente no que diz respeito ao conhecimento e avanços científicos e tecnológicos.
–        Estabelecer uma articulação funcional com os cuidados de saúde primários de forma a promover uma adequada acessibilidade aos serviços disponibilizados.
–        Assegurar o atendimento atempado e eficiente, reduzindo o tempo de espera para as várias fases da abordagem do doente, e oferecer um tratamento adequado, de alta qualidade, personalizado e de acordo com o estado da arte, seguindo as recomendações internacionais.
–        A formação contínua, teórica e prática de todo o pessoal, médicos, enfermeiros, assistentes operacionais de forma a que como equipa possam providenciar cuidados de saúde modernos, adequados e centrados no doente.
–        Promover a participação em atividades de investigação e ensino nas várias áreas intervenientes na abordagem do Cancro do Reto.
Equipa
–        Dr. Jorge Caravana – Assistente Graduado Sénior de Cirurgia Geral
–        Dr. Artur Silva – Assistente Graduado de Cirurgia Geral
–        Dr. José Travassos – Assistente Graduado de Cirurgia Geral