Ir para o conteúdo

Nefrologia

Diretor de Serviço
Dr. Carlos Pires

Enfermeira Responsável
Enfª Deolinda Grazina

E-mail: sec.nefrologia@hevora.min-saude.pt

Localização

Embora não pertencendo diretamente ao quadro de Serviço, colaboram a nível do internamento vinte e dois enfermeiros na Enfermaria do Serviço de Especialidades Médicas localizado no 4º piso do edifício do Espírito Santo, onde funciona a enfermaria de Nefrologia.

O Serviço de Nefrologia do HESE EPE é o único existente na região do Alentejo dando apoio nefrológico a todos os Hospitais, Centros de Saúde e Unidades de Hemodiálise desta região. De facto, com exceção do Hospital de Portalegre onde existe um único nefrologista, nenhum dos outros tem apoio nefrológico diário.
Este Serviço tem por missão o seguimento e tratamento dos doentes do foro nefrológico da região do Alentejo, tendo por base a seguinte Política da Qualidade:
-Promover um atendimento diferenciado dos doentes com doença renal crónica, garantindo critérios de qualidade e segurança das técnicas e procedimentos adoptados
-Assegurar a autossuficiência do Hospital nas diferentes técnicas de substituição da função renal e de aferese, com exceção do transplante renal
-Fornecer apoio clínico aos Hospitais, Centros de Saúde e Unidades de Hemodiálise Extra-Hospitalares e Públicas de Gestão Privada da região do Alentejo
-Responder em tempo útil às solicitações internas do H.E.S., E.P.E.
-Promover e assegurar a atualização técnico-científica dos profissionais do Serviço e a formação pós-graduada, nomeadamente nos Internatos Médicos Complementares e formação em Enfermagem na Unidade de Diálise bem como a cooperação com outros serviços e instituições de saúde neste âmbito.
O Serviço de Nefrologia é composto por uma equipa médica constituida por um Assistente Graduado Sénior, dois Assistentes Hospitalares Graduados, cinco Assistentes Hospitalares e quatro internos do Internato Complementar de Nefrologia; a equipa de enfermagem é constituída por dezoito Enfermeiros desempenhando um deles as funções de Enfermeiro Chefe e sendo três especialistas; uma equipa de assistentes operacionais constituída por sete elementos e uma área de apoio administrativo constituído por uma única assistente técnica.
O que fazemos 
O Serviço de Nefrologia diferencia-se em várias unidades funcionais pelas quais são responsáveis alguns dos médicos Nefrologistas do Serviço. Assim a nossa atividade médica e de enfermagem desenvolve-se, essencialmente, nas seguintes áreas: 
Consulta Externa
– Consulta Externa de Nefrologia
– Consulta de Esclarecimento sobre as diferentes modalidades de tratamento da doença renal crónica estadio 5
Internamento
– Enfermaria de Nefrologia
– Apoio Nefrológico a doentes internados noutros Serviços
– Unidades de Diálise
– Unidade de Hemodiálise
– Unidade de Diálise Peritoneal
Hospital de Dia de Nefrologia
Técnicas Nefrológicas
– Técnicas de Diálise e Aferese
– Colocação de cateteres centrais e de diálise peritoneal
– Realização de biópsia renal
– Angiografia de intervenção nos acessos vasculares para hemodiálise
Apoio e enquadramento à Medicina Geral e Familiar
Participação em Equipas de Urgência
A equipa médica e de enfermagem asseguram, em termos de presença física, o funcionamento da Unidade de Hemodiálise e Diálise Peritoneal de 2ª a sábado das 8 às 24 horas e em regime de prevenção os domingos das 0 às 24 horas e todos os dias de semana incluindo os sábados das 0 às 8 horas. Durante o período de urgência é prestado ainda apoio nefrológico aos restantes Serviços do Hospital.
Atividade Científica e Formação nos Internatos Médicos
 
Constitui um dos principais objetivos do Serviço manter uma contínua valorização técnico-profissional dos seus elementos. Para além da participação semanal nas reuniões clínicas do Serviço, estimula-se a participação regular em cursos, conferências, simpósios, congressos e outras manifestações do tipo, relacionadas com a nossa especialidade. Internamente continuamos a colaborar na organização com os diferentes Serviços de Medicina do Hospital em reuniões conjuntas periódicas com a apresentação de temas de foro Nefrológico.
Desde a atribuição de idoneidade formativa em 1995 já concluíram o internato de nefrologia cinco médicos,, encontrando-se atualmente quatro internos no primeiro, segundo e quarto ano do respetivo internato médico complementar. Para além desta formação específica o nosso Serviço vai continuar a proporcionar estágios de 1-3 meses aos internos dos internatos complementares que os queiram frequentar, bem como continuar a colaborar na formação de médicos internos do ano comum e proporcionar estágios de observação da licenciatura e pós-graduação em enfermagem.
Relativamente à realização de estudos clínicos vamos continuar a participar, tendo-se iniciado no final de 2015 o estudo clinico multicêntrico:
– “A Phase 3, randomized, open-label, active – controlled study to evaluate the efficacy of FG-4592 in the treatment of anemia in chronic kidney disease patients not on dialysis”.
Partilhar:
Shares