Face ao desafio de assegurar a resposta aos doentes não COVID, o Hospital do Espírito Santo de Évora EPE reorganizou-se e concentrou esforços no sentido de combater as listas de espera para primeiras consultas das várias especialidades. Em outubro realizaram-se aproximadamente 15 000 consultas, sendo que destas 3405 foram primeiras consultas, realizadas no âmbito da redução das listas de espera.

Médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico, assistentes técnicos e assistentes operacionais disponibilizaram-se, de forma excecional, para conseguir reforçar a capacidade de resposta hospitalar, realizando cerca de 500 consultas durante os fins de semana de outubro.

Mantendo como foco a segurança dos utentes e dos profissionais, o Hospital delineou, nos últimos meses, diferentes estratégias para garantir o atendimento e a atividade assistencial habitual, mantendo as consultas presenciais com todas as medidas de segurança, dispersando para tal os locais de consulta por vários edifícios, recorrendo a teleconsultas e vídeoconsultas/telemedicina, em todas as especialidades em que foi possível.

Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho de Administração do HESE, refere que “graças ao esforço, empenho e disponibilidade dos Profissionais do HESE tem sido possível aumentar a capacidade de resposta no cumprimento da nossa missão, reduzindo significativamente as listas de espera de algumas especialidades. Se tudo correr como previsto, até ao fim do ano, conseguiremos mesmo cumprir este enorme desafio, apesar das circunstâncias. Até ao momento, reduziram-se de forma significativa as listas de espera de neurocirurgia, cirurgia plástica, flebologia, cardiologia, neurologia, ortopedia e estomatologia. De acordo com as propostas já apresentadas pelas equipas espera-se, até final de dezembro, ter conseguido também a redução de listas de espera nas especialidades de cirurgia vascular, medicina física e reabilitação, otorrinolaringologia e urologia.” E realça “para conseguirmos alcançar este objetivo fundamental para todos, utentes e profissionais, é essencial que os Utentes colaborem e cumpram todas as medidas de segurança preconizadas quando se dirigem ao HESE, e que compareçam às consultas marcadas. Mais de 1/3 de não comparências às consultas no mês de outubro, corresponde a faltas a primeiras consultas, o que se, por um lado, pode significar a agravante de uma situação clínica a necessitar de uma consulta hospitalar, por outro lado, impossibilita que outros doentes possam realizar a sua consulta mais cedo, por isso é muito importante que os utentes informem o hospital sempre que não for possível comparecerem por qualquer motivo de força maior. Este mês registaram-se 750 faltas às primeiras consultas, num total de 1892, por isso esta articulação é essencial para que ninguém fique sem consultas.”

De uma forma geral, todos os Utentes que se dirijam ao Hospital, devem cumprir as orientações preconizadas pela Direção Geral de Saúde, para garantir a segurança de todos: usar máscara, cumprir a distância de 2 metros em relação a outras pessoas, realizar a higienização das mãos, etiqueta respiratória, respeitar os limites de lotação nas salas de espera e cumprir todas as orientações dadas pelo Conselho de Administração e pelos Profissionais do HESE.

Gabinete de Comunicação e Marketing

07.11.2020

imagem do post do Hospital combate listas de espera e realiza 500 consultas nos fins de semana de outubro