Imagiologia

Técnica Coordenadora
Técª Paula Fernandes

Localização: Piso 1, Edifício do Espírito Santo

Equipa de Imagiologia Carteira de Serviços de Imagiologia Informações Úteis de Imagiologia

O Serviço de Imagiologia do Hospital do Espí­rito Santo de Évora desenvolve a sua atividade na prestação de serviços complementares de diagnóstico e terapêutica, através da realização de exames imagiológicos com técnicas que utilizam radiação X e ultrasons. Os estudos efectuados têm maioritariamente carácter diagnóstico mas são, muitas vezes, complementados com técnicas de radiologia de intervenção (p.ex: biópsias dirigidas por ecografia ou Tomografia Axial Computorizada).

Para o desenvolvimento da sua actividade, o serviço dispõe da aparelhagem técnica adequada: salas de radiologia convencional, salas de radiologia com circuito de televisão, salas de ecografia, sala de mamografia e sala de TAC. O Serviço de Imagiologia do HESE está actualmente direccionado para três grandes áreas de actividade (rastreio e diagnóstico; estadiamento e controlo evolutivo; técnicas de intervenção diagnósticas e/ou terapêuticas), utilizando como recurso básico imagens obtidas com e sem emissão de radiação X.
O seu âmbito de intervenção estende-se fundamentalmente à unidade hospitalar em que se encontra inserido, prestando apoio ás áreas de internamento, consulta externa e urgência. Em casos particulares (neurorradiologia) e realiza ainda serviço para o exterior para utentes oriundos de outras unidades dependentes da ARS local.

Atualizado a 16.08.2021