Ir para o conteúdo

Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER)

Coordenador Médico da VMER
Dr. Claudiu Guz

Enfermeiro Coordenador da VMER
Joaquim Pedro Mendes

 

Localização: Edifício do Espírito Santo

 

Equipa VMER Carteira de Serviços VMER VMER Informações Úteis

 

Portugal tem, desde 1981, um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).
O SIEM trata-se de um conjunto de entidades que cooperam com um objetivo: prestar assistência às vítimas de acidente ou doença súbita. Essas entidades são a PSP, a GNR, o INEM, os Bombeiros, a Cruz Vermelha Portuguesa e os Hospitais e Centros de Saúde.
O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, do SIEM. O sistema começa quando alguém liga 112 – o Número Europeu de Emergência. O atendimento das chamadas cabe à PSP, nas centrais de emergência. Sempre que o motivo da chamada tenha a ver com a saúde, a mesma é encaminhada para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM. Sempre que o CODU aciona um meio de emergência procura que o mesmo seja o que está mais perto do local da ocorrência, independentemente da entidade a que pertence (INEM, Bombeiros ou CVP).
A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) é parte integrante do SIEM, sendo tripulada por um médico e enfermeiro, ambos com formação específica em emergência médica, nomeadamente suporte avançado de vida e suporte avançado de vida em trauma. Tem como objectivos primordiais a prestação de cuidados ao doente crítico no âmbito pré-hospitalar e o transporte dos mesmos até a unidade de saúde, funcionando na dependência direta do CODU.

Atualizado a 23.08.2021