Obstetrícia e Ginecologia

Enf ª Luzia Ambrósio

Localização: Piso 3, Edifício do Espírito Santo

Equipa Carteira de Serviços Informações Úteis

O Hospital do Espírito Santo de Évora EPE (HESE) é um Hospital Central de Apoio Perinatal Diferenciado [HAPD] e recebe maioritariamente parturientes da região do Alentejo. O Serviço de Obstetrícia/Ginecologia presta acompanhamento a grávidas e puérperas, além de prestar assistência à mulher em todas as outras fases da sua vida, desde a infância até a pós-menopausa.

Nas consultas externas de obstetrícia, o serviço disponibiliza: ecografias de rastreio do 1º trimestre, morfológica do 2º trimestre e de 3º trimestre; vigilância de gestações de alto risco (grávidas adolescentes, gemelares ou com patologias médicas/obstétricas que justifiquem seguimento em meio hospitalar); e seguimento da gravidez de baixo risco. Na valência de ginecologia, são realizadas consultas nas áreas de ginecologia geral, senologia, planeamento familiar, patologia cervical e infertilidade, e são efectuadas endoscopias ginecológicas (histeroscopias).

O Internamento do Serviço localiza-se no 3º Piso do Edifício do Espírito Santo e é composto, em termos de espaço físico, por três grandes áreas: a ala esquerda – Bloco de Partos e BOMI (Bloco Operatório Materno-Infantil – onde são realizadas cesarianas e cirurgias ginecológicas), a central (com secretariado, gabinete “Nascer Cidadão”, sala de admissões e Consulta de Diagnóstico Pré-Natal) e a ala direita (integrando as enfermarias de puerpério, grávidas patológicas e ginecologia).

Atualizado a 22.09.2021