1.04. DPSM (Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental)

QREN / INALENTEJO
04. DPSM (Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental) – reorganização do internamento hospitalar e reforço da diferenciação de serviços: internamento e consultas externas
ALENT-03-0348-FEDER-000185

Objetivos do projeto

Com este projeto pretendeu-se cumprir o que foi programado no Plano de Negócios de 2007 – 2009 e no Plano de Atividades e Orçamento para 2008, para corresponder às exigências definidas pelo Governo, através do Ministério da Saúde, para a área da Psiquiatria e Saúde Mental.

A reformulação dos serviços de internamento foi fundamental para a melhoria dos cuidados de saúde da população, uma vez que permitiu uma maior qualidade e capacidade de resposta, maximizando os recursos e minimizando os custos, quer económicos quer ambientais, que acarretava o afastamento físico do “campus” hospitalar do internamento e da consulta externa de psiquiatria.

Diminuir os tempos de espera cirúrgicos, melhorar o acesso, garantir maior equidade de forma a promover uma melhoria nas condições de saúde da população.

Objetivo geral

Transferir o Internamento do Departamento de Saúde Mental (DPSM) para o edifício do Patrocínio e transferir as Especialidades Médicas e Consultas de DPSM para o edifício do Espírito Santo – construção da Unidade de Cirurgia de Ambulatório.

Principais objetivos específicos

•  Melhorar a capacidade de resposta das Consultas Externas de Saúde Mental;

•  Dotar o Hospital de Cirurgia de Ambulatório;

•  Diferenciar o Hospital através da realização de Cirurgia Ambulatória;

•  Responder ao desafio e aposta da Tutela de aumento da atividade cirúrgica de ambulatório;

•  Racionalizar as instalações existentes;

•  Diminuir os custos e melhorar a eficiência económica;

• Melhorar as condições físicas dos Serviços de Internamento.

Caracterização da operação

Transferência do internamento do Serviço de Psiquiatria da Quinta do Albergue no Bairro dos Canaviais para o quarto piso do edifício do Patrocínio.

Criação da nova Unidade de Cirurgia de Ambulatório e das condições para a transferência do Serviço de Especialidades Médicas do edifício do Patrocínio para o edifício do Espírito Santo.

Transferência das Consultas Externas do Departamento de Saúde Mental para o Edifício do Espírito Santo.