Ir para o conteúdo

Cardiologia- Carteira de Serviços

O Serviço de Cardiologia conta com área de internamento (6 camas de Cuidados Intensivos Cardíacos, 3 camas de Unidade de Internamento de Curta Duração e 15 camas de enfermaria), exames complementares de diagnóstico, consultas externas e também com uma Unidade de Angiografia Digital e Cardiologia de Intervenção, de referência para toda a região do Alentejo.

 

Internamento
No internamento destaca-se uma Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos (UCIC) inaugurada em 2007. Possui 6 camas com monitorização de cabeceira e possibilidade de monitorização invasiva ligadas a telemetria central. Por esta telemetria é também possível avaliar, de forma contínua, os parâmetros de 10 doentes da enfermaria. Dispõe ainda de 2 ventiladores para ventilação invasiva e de equipamento de CPAP.

 

Técnicas
Realizam-se as seguintes técnicas de diagnóstico: Electrocardiogramas, Ecocardiogramas Transtorácicos, Ecocardiogramas de Stress e Ecocardiogramas Transesofágicos, Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial, Holter, Registos de Eventos e Provas de Esforço.
Na Unidade de Angiografia Digital e Cardiologia de Intervenção, criada em 2009, realizam-se as coronariografias e angioplastias coronárias, colocam-se pacemakers definitivos e implantam-se sistemas de monitorização. No Serviço de Imagiologia realizam-se estudos de Ressonância Magnética Cardíaca.

 

Consultas
– Cardiologia Geral
– Arritmologia e follow up de pacemakers
– Anticoagulação Oral
– Avaliação Pré-Operatória
– Telemedicina.

 

A consulta de cardiologia geral efetua-se com o apoio da equipa de enfermagem da consulta externa, com avaliação de parâmetros e ensinos personalizados para a educação e adoção de estilos de vida saudáveis. Colaboram também os técnicos de cardiopneumologia na realização prévia dos ECG da consulta.
Uma das grandes apostas do serviço é a acessibilidade do doente ao serviço. Atualmente os doentes são encaminhados pelo Serviço de Urgência Geral, através da referenciação pelo médico de família (ALERT P1 e Telemedicina) e pelas outras especialidades hospitalares.

 

Urgência
O Serviço de Cardiologia assegura a urgência cardíaca sete dias na semana e 24 horas por dia, integrado na escala de urgência Médico-Cirúrgica no HESE. Desde 17.12.2012 os doentes com Enfarte com supradesnivelamento do segmento ST são tratados por Angioplastia Primária.