MFR - Carteira de Serviços

As actividades do Serviço pertencem ao âmbito geral da medicina de reabilitação, cabendo a cada grupo profissional desenvolver as suas atividades próprias.
Atividades médicas:
  • Consultas Internas a todos os Serviços do Hospital
  • Consultas Externas
  • Internamento de casos específicos de MFR
  • Investigação Clínica
  • Formação
  • Procedimentos terapêuticos variados (visicosuplementação, infiltrações intra-articulares, infiltrações tecidos moles, mesoterapia, injeção para neurólise quimica com neurotoxina, talas e gessos funcionais)

Consultas Externas em funcionamento:

• Reabilitação Geral de Adultos
  • Reabilitação de Crianças
  • Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC)
  • Reabilitação Respiratória
  • Toxina Botulínica- adultos e crianças com espasticidade
  • Reeducação do Pavimento Pélvico
  • Mesoterapia com istola DHN3
  • Escolioses
  • Produtos de apoio/ Ajudas técnicas
  • Telemedicina com as Unidades de Saúde de Reguengos de Monsaraz e os Centro de Saúde de Vila Viçosa e Vendas Novas.

Psicologia Clínica

A psicologia clínica desenvolve as suas atividades no âmbito do internamento e consulta externa, nas seguintes áreas: acidentes vasculares cerebrais (AVC), avaliação neuropsicológica/neurocognitiva, reabilitação, pediatria. Dá apoio diferenciado à Unidade de AVC e à Unidade de Convalescença deste Hospital.

Desenvolve uma vertente de investigação clínica com colaboração periódica em eventos nacionais e estrangeiros, publicação de trabalhos em revistas nacionais e estrangeiras e ainda, dá formação a alunos de universidades de psicologia e a estagiários, tanto a nível curricular de licenciatura, como estágios profissionais. Tem participado também, em visitas domiciliárias de utentes do Serviço, para em equipa se diligenciarem as adaptações consideradas necessárias.
Fisioterapia
Os fisioterapeutas são técnicos licenciados que se encontram colocados nos vários Sectores do Serviço: electroterapia, ginásios, mas que também dão apoio diário aos doentes internados nos diferentes serviços do Hospital, desempenhando as funções próprias destes profissionais de saúde e actuando, de forma especializada e, actualizada, nas várias vertentes da sua profissão.
Fazem, ainda, visitas domiciliárias em equipa, para planeamento de altas.
São coordenados por um dos seus pares.
 Anualmente, os fisioterapeutas acompanham os estágios de alunos de diferentes Universidades, com quem temos protocolos de colaboração, que frequentam a licenciatura em Fisioterapia.
Terapia da Fala
São feitas avaliações e sessões terapêuticas a doentes do Serviço, internados ou do ambulatório, dando-se particular importância a doentes com patologias mais graves do sistema nervoso central.
Na área da formação, são tutelados estágios no âmbito das licenciaturas em Terapia da Fala.
Tem-se um protocolo com a Fundação PT para desenvolvimento de estratégias de comunicação.
Uma das terapeutas tem funções de coordenação de todo o grupo profissional da instituição. Um das terapeutas é mestre em T.F.
Terapia Ocupacional
A T.O. atua essencialmente nos défices dos membros superiores e mãos.
São efectuados treinos funcionais, motores e sensitivos nas suas várias vertentes funcionais.
São manufacturadas talas rígidas e funcionais, sobretudo para o membro superior e mão, por prescrição médica.