Ir para o conteúdo

Patologia Clínica - História

O Serviço de Patologia Clínica do HESE-EPE nasce na instituição hospitalar dando continuidade ao Laboratório de Análises Clínicas, inaugurado em 1972, em espaço próprio no então Hospital da Misericórdia de Évora e teve como seu primeiro Director o Médico Patologista Clínico Dr. Gualberto João Baptista Caldeira que superintendia concomitantemente a Unidade de Hemoterapia.

Em 1975 entra em funcionamento, o novo edifício Hospitalar, com instalações laboratoriais próprias e adequadas para o efeito, que lhe permitiram melhores condições de trabalho, atendimento do doente e alargamento da prestação de serviço. Era então possível responder a situações de urgência com resposta laboratorial em regime de chamada.

Em 1982 inicia a sua actividade de formação com a colocação de 2 Médicos Internos da Especialidade de Patologia Clínica que vêm após a sua formação a integrar o quadro médico do Serviço, manteve a vertente de formação de Especialistas de Patologia Clínica até à actualidade tendo sido formados no Serviço um total de 6 Médicos Especialistas
Em Novembro de 1998 é nomeada como Técnica Coordenadora a Técnica Maria Alice Zambujalinho.
No final da década de 80 o Serviço inscreve-se, pela primeira vez, em programas de avaliação externa da qualidade, alargando progressivamente à maioria dos ensaios realizados no SPC.
No ano de 2005 em parceria com a Universidade do Algarve inicia a sua actividade de formação no âmbito da realização dos estágios do Curso de Licenciatura em Análises Clínicas e Saúde Pública.
Em 1992 após a aposentação do Director de Serviço, Dr. Gualberto João Baptista Caldeira, é nomeada para a Direcção do Serviço a Dr.ª Maria de Fátima Rosado da Fonseca que se mantém em funções até Maio de 2006, altura em que se aposentou, tendo assumido o cargo de Diretor do Serviço o Dr. Rodrigo Gusmão. Desde Janeiro de 2016, assumiu o Direção do Serviço a Drª Filomena Caldeira. 
Em Dezembro de 2006 é nomeado o Técnico Especialista Dr. Manuel Maurílio como Gestor da Qualidade e em Fevereiro de 2008 assume concomitantemente o cargo de Técnico Coordenador do do Serviço.