Ir para o conteúdo

Cirurgia Plástica - Nota Histórica

O HESE teve o seu primeiro Especialista de Cirurgia Plástica em 1976 (vaga do quadro e extinguir) – Sr. Dr. Campos Dias, sem serviço, sem camas e sem tempos operatórios atribuídos.

Em Novembro de 1995 é criada a Valência de Cirurgia Plástica que estava integrada no Serviço de Cirurgia Geral, sem Tempos Operatórios ou camas atribuídos.

No início de 1997, a Dr.ª Maria Afonso inicia funções neste Hospital como Cirurgiã Plástica, com 19 horas semanais. Em 2001, por Requisição ao abrigo do Protocolo de Cooperação entre o Hospital do Espirito Santo de Évora e a Sub-Região de Saúde de Évora é integrada no HESE com 35 h semanais como Assistente Hospitalar de Cirurgia Plástica e é nomeada Responsável da Valência de Cirurgia Plástica.

Foi com muito sacrifício e determinação que se criou o espaço para que a Especialidade crescesse e se implantasse: Tempos operatórios conseguidos e camas cedidas, sempre que solicitadas, pelo Serviço de Cirurgia Geral.

O percurso solitário foi, em Novembro de 2002, compensado com uma nova especialista: a Sr.ª Dr.ª Elsa Bento.

Em 2007 é criado o Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, com 4 camas atribuídas, localizadas no Serviço de Cirurgia Geral.

Em 30 de Maio de 2007, a Dr.ª Maria Afonso é nomeada Diretora do Serviço de Cirurgia Plástica do HESE.