Ir para o conteúdo

Pediatria - Carteira de Serviços

Serviço de Pediatria

I. Carteira de serviços assistencial

O Serviço de Pediatria do Hospital do Espírito Santo de Évora EPE tem como foco da sua atividade assistencial junto do recém-nascido, da criança e do adolescente três pontos fulcrais:
1) Vigilância, promoção da saúde e prevenção da doença;
2) A prestação de cuidados em situação aguda ou crónica ao recém-nascido, criança e adolescente;
3) Colaboração em rede com outros níveis da prestação de cuidados, promovendo a continuidade de cuidados.

1) Vigilância, promoção da saúde e prevenção da doença destacam-se as atividades seguintes:
a) Identificação das necessidades de saúde consoante as prioridades definidas no Plano Nacional de Saúde (2012-2016) e extensão do Plano Nacional de Saúde a 2020.
b) Realiza periodicamente ações de formação e informação para a saúde nomeadamente a organização de Jornadas de Pediatria, subordinadas a vários temas de Neonatologia e Pediatria.
c) Promoção do acompanhamento das crianças e adolescentes com problemas de desenvolvimento de aprendizagem e risco de abandono escolar.
d) Realização de rastreios da surdez congénita, rastreio das cardiopatias congénitas críticas, rastreio de doenças metabólicas, rastreio da displasia do desenvolvimento da anca, rastreio da retinopatia da prematuridade, rastreio do olho vermelho e testes de avaliação do desenvolvimento.

2) Prestação de cuidados em situação aguda ou crónica aos recém-nascidos, crianças e adolescentes – o Serviço presta os seguintes cuidados:

a) Internamento de Pediatria
Presta cuidados em regime de internamento a crianças e jovens dos 28 dias até aos 18 anos de idade, que não requerem cuidados intermédios ou intensivos, com patologias do foro médico, cirúrgico, ortopédico, oftalmológico, otorrinolaringológico, estomatológico, ginecológico e pedopsiquiátrico.

b) Unidade de Neonatologia
Presta assistência a recém-nascidos doentes nascidos na nossa Maternidade ou transferidos de outros hospitais da região, independentemente da idade gestacional sendo a Unidade de referência de todo o Alentejo.
Segue na Consulta de Neonatologia e de Risco Neonatal recém-nascidos de risco que estiveram internados na Unidade, bem como recém-nascidos referenciados pelos médicos de família/assistentes.
Realiza na Unidade técnicas de ecografia transfontanelar e rastreio da retinopatia da prematuridade.

c) Maternidade Setor de Recém-Nascidos
Integra a equipa perinatal na discussão de situações relacionadas com a gravidez.
Presta cuidados aos recém-nascidos na Sala de Partos em todos os partos distócicos.
Garante cuidados diários aos recém-nascidos em regime de “rooming in”, no sector de puérperas do Serviço de Obstetrícia.
Realiza rastreios auditivos, displasia da anca, de cardiopatias críticas e doenças metabólicas e rastreio do olho vermelho.
Realiza, desde que não haja contraindicações, vacinação contra a hepatite B.

d) Urgência de Pediatria/Unidade de Internamento de Curta Duração
Oferece cuidados a crianças e jovens até aos 18 anos, independentemente da patologia apresentada, que acorrem ao Serviço referenciadas pela linha de Saúde 24, pelos médicos de família, pelos médicos assistentes, pelo INEM e por iniciativa própria.
Na Unidade de Internamento de Curta Duração é prestada assistência em regime de internamento, não superior a 24 horas, a crianças e jovens até aos 18 anos, que necessitam de observação, monitorização, vigilância, tratamento e estabilização do seu estado clínico, até terem alta ou até serem transferidos para as enfermarias do HESE, ou para serviços dos Hospitais Centrais.

e) Consulta Externa de Pediatria
Presta cuidados diferenciados a crianças e jovens até aos 18 anos, com patologias diversas, em regime de ambulatório, das 9.00h às 18.00h com oferta de consultas de: Pediatria Geral, Consulta de Urgência, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Pediátrica, Consulta de Reabilitação Pediátrica, Neonatologia, Consulta de Pediatria Familiar, Consulta de Avaliação de Risco Neonatal, Consulta de Nutrição e Obesidade Infantil, Consulta de Adolescentes, Consulta de Psicologia, Consulta de Apoio de Neurologia Pediátrica, Consulta de Apoio de Alergologia Pediátrica, Endocrinologia Pediátrica, Uronefrologia Pediátrica, Hematologia Pediátrica e Pneumologia Pediátrica e Consulta de Telemedicina.

f) Hospital de Dia
• Presta cuidados a crianças e jovens em regime de ambulatório, de que são exemplos:
• Colheitas de sangue e outros produtos biológicos;
• Administração, sob prescrição médica, de medicação endovenosa, intramuscular, subcutânea ou rectal, a crianças que não necessitam de internamento;
• Administração de vacinas do Plano Nacional de Vacinação, que necessitam de vigilância clínica após administração (VASPR, vacina da Gripe, vacinas antipneumocócicas);
• Administração de hemoderivados e terapêutica imunomodeladora;
• Apoio à especialidade de Alergologia com a execução de provas de sensibilidade a alimentos, medicamentos e Imunoterapia específica;
• Apoio à Pneumologia – administração de Palivizumab. Substituição de sondas de traqueostomia, monitorização cardiorrespiratória e oximetria.
• Apoio à Oncologia – administração de citostáticos, de acordo com as instruções do IPO de Lisboa;
• Apoio à Cirurgia com vigilância de cateteres centrais, pensos cirúrgicos, pensos de queimados, extração de material de sutura, aplicação e extração de imobilizações gessadas, mudança de sondas de gastrostomia;

g) Cirurgia de Ambulatório
Presta cuidados a crianças e jovens até aos 18 anos a necessitarem de cirurgia em regime de ambulatório, nas áreas da Cirurgia, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Oftalmologia.

h) Técnicas Realizadas
Ecografia transfontanelar
Ecografia das ancas
Ecocardiograma
Ventilação invasiva e ventilação não invasiva

3) Colaboração em rede com outros níveis de cuidados, promovendo a continuidade de cuidados
O Serviço visa também o continuum de cuidados, intervindo na comunidade e desenvolvendo as seguintes atividades:
a) Participa no Núcleo da Unidade Infanto Juvenil do Distrito de Évora, cujo objetivo é a programação e articulação entre cuidados primários e cuidados hospitalares no âmbito da consultoria, telemedicina, formação e ações comunitárias.
Atualmente o Serviço assegura consultoria mensal nos Centros de Saúde de Vendas Novas. É de referir que o médico Pediatra que se desloca a estes Centros de Saúde colabora na discussão de casos clínicos com os colegas de Medicina Geral e Familiar, participa em ações de formação e ainda em ações na comunidade.
b) Participa na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Évora, na sinalização de crianças em risco biopsicosocial, crianças vítimas de negligência, maus-tratos e abusos sexuais com o fito de prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a integridade física ou moral da criança ou de pôr em risco a sua inserção em família e na sociedade;
c) Participa no Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco. Este tem como competência fazer a avaliação das crianças referenciadas como crianças em risco e fazer a articulação com as outras Instituições com competência em matéria de infância e juventude;
d) Participa no Núcleo de Apoio na Gravidez e na Parentalidade, em conjunto com o Serviço de Obstetrícia, Departamento de Saúde Mental e com o CAT de Évora. Este Núcleo nasceu da necessidade de dar resposta ao número elevado de mães toxicodependentes e de recém-nascidos internados na Neonatologia.
e) Colabora com a Associação “Chão dos Meninos”, que é uma IPSS vocacionada para receber crianças vítimas de maus tratos e violência, funcionando como espaço terapêutico de reabilitação e proteção em situação de risco. Colaboramos também com o “Chão dos Meninos” na área dos abusos sexuais.
f) Participa no projeto interinstitucional, de carácter transdisciplinar, de Intervenção Precoce para apoio à criança até aos 6 anos de idade com risco biológico, risco estabelecido e/ou ambiental.
g) Participa na Comissão de Coordenação do Programa Nacional de Combate à Obesidade;
h) Participa na Comissão Nacional de Saúde Materna e Infantil;
i) Participa na Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI);
j) Participa na Comissão de Certificação de IVG do HESE;
k) Participa na Unidade Coordenadora Funcional (UCF) de Évora;
l) Participa na Sociedade Portuguesa de Pediatria;
m) Participa na Sociedade Portuguesa de Pneumologia Pediátrica.

II. Acessibilidade

O Serviço de Pediatria garante o funcionamento do Serviço de Urgência, Internamento e apoio à Maternidade 24h/dia.
O Serviço de Pediatria garante o funcionamento da Consulta Externa de Pediatria das 9.00h às 18.00h.

A referenciação de utentes para a Consulta Externa é feita através do Serviço de Urgência, do Internamento, pelos médicos de Medicina Geral e Familiar ou pelos médicos Assistentes.

 

Atualizado em 05.08.2021