UCI Polivalente - Carteira de Serviços

Missão e objetivos
A Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital (UCIP) do Espírito Santo de Évora – EPE tem como objetivos:
A)    Providenciar ao doente crítico, cuidados de saúde diferenciados, garantindo padrões elevados de desempenho técnico-científico e de eficaz e eficiente gestão de recursos, orientados em três vertentes:
1-      Preservar a Vida Humana através da proteção e suporte temporário de funções vitais, para doentes do foro médico, cirúrgico e traumatológico, com situações clínicas que comprometam a vida e que sejam potencialmente reversíveis.
2-      Providenciar cuidados especializados de reabilitação aos doentes internados na UCIP no início do processo de recuperação da sua doença crítica.
3-      Para aqueles doentes que foram admitidos na UCIP para tratamento intensivo, mas que durante o processo desse tratamento se verificou terem situações clínicas irreversíveis, ou em relação aos quais, por esse motivo, foi decidido suspender ou não implementar novas medidas de suporte artificial de funções vitais, a UCIP tem como missão providenciar ao doente um processo de morte sem sofrimento, e aos seus familiares cuidados de conforto.
B)     Elaborar e implementar sistemas, conjuntamente com outros serviços do hospital, que permitam melhorar a assistência ao doente crítico fora da UCIP.
C)     Explorar caminhos através da formação contínua para prevenir o desenvolvimento da doença crítica.
D)    Providenciar um ambiente académico propício à formação pós graduada em cuidados intensivos