Ir para o conteúdo

SPSM - Consultas

Consultas Sub-Específicas 

O SPSM de Adultos, actualmente, além da consulta externa de Psiquiatria Geral que garante o acompanhamento psiquiátrico (não sub-especializado) dos seus utilizadores, oferece cuidados assistenciais de consulta com características específicas dirigidos a populações concretas.  

Consulta de Intervenção em Crise – Suicídio 

A Consulta de Intervenção em Crise – Suicídio tem como objectivo principal o apoio na gestão e contenção de ideias de morte ou comportamentos auto-lesivos observados em Serviço de Urgência que não careçam de internamento psiquiátrico agudo imediato. Surge para suprir a necessidade de respostas dirigidas e concretas para aquelas situações de risco, de acordo com os objectivos plasmados no Plano Nacional de Prevenção do Suicídio 

Consulta de Psiquiatria Ocupacional 

A Consulta de Psiquiatria Ocupacional serve os funcionários do HESE, nos seus vários grupos profissionais, que necessitem de avaliação e acompanhamento psiquiátrico. O seu funcionamento exige articulação de proximidade com a Saúde e Medicina do Trabalho. 

Consulta de Demências 

A Consulta de Demências nasce da identificação de necessidades específicas na população servida pelo DPSM. Inicia-se através de uma articulação com a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, enquadrados nos Cuidados de Saúde Primários, num projecto piloto na cidade de Évora. Destina-se à avaliação, diagnóstico e tratamento específico de quadros clínicos cognitivos, independentemente da sua etiologia. 

Consulta de Patologia Dual 

A Consulta de Patologia Dual destina-se ao tratamento de patologia psiquiátrica em utentes que apresentem concomitantemente patologia adictiva. Realiza-se de forma protocolada com o Centro de Respostas Integradas de Évora nas instalações do mesmo. 

Consulta de Incapacidade Intelectual 

A Consulta de Incapacidade Intelectual visa a especialização dos cuidados nesta população, dadas as suas especificidades, como a elevada co-morbilidade com patologia médica e psiquiátrica, a diferente manifestação de sintomas psiquiátricos e a necessidade de monitorização de terapêutica psico-farmacológica utilizada muitas vezes em politerapia. Realiza-se tendencialmente nas instalações das Instituições onde estes utentes residem.