Ir para o conteúdo

SPSM

  

  

O SPSM de Adultos tem, de acordo com as orientações atuais de boas práticas psiquiátricas, centrando a sua intervenção assistencial nos cuidados psiquiátricos de ambulatório, através da consulta externa tendencialmente descentralizada (cuidados promovidos na Comunidade). O modelo de saúde mental comunitária implica uma perspetiva bio-psico-social das questões relacionadas com a saúde e a doença mental.

O serviço assegura e preconiza equidade no acesso aos cuidados psiquiátricos, o tratamento na Comunidade, o respeito pelos direitos humanos, sempre numa visão de recuperação, promoção da vida independente e da integração social dos utentes e famílias.

A actividade assistencial abrange todo o Distrito de Évora. A consulta externa é realizada centralmente, no edifício do Espírito Santo (áreas de Évora, Arraiolos, Viana do Alentejo e Alcáçovas) e de forma descentralizada, junto da Comunidade, nas instalações das Unidades de Cuidados de Saúde Primários (Centros de Saúde) de algumas regiões (Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Alandroal, Redondo, Vila Viçosa, Reguengos de Monsaraz, Portel, Estremoz e Mora).

As equipas de psiquiatria e saúde mental constituem-se por médico psiquiatra e enfermeiro especialista em saúde mental, existindo um técnico de referência por utente (pertencente a qualquer grupo profissional desde que preste cuidado direto àquele) que favorece e facilita a articulação ágil entre o utente, família e serviços de saúde mental, bem como promove a execução de um plano de intervenção individual, previamente definido pelo utente-equipa.