Ir para o conteúdo

Unidade de Intervenção Terapêutica

A Unidade de Intervenção Terapêutica tem como principal objetivo definir e aplicar um plano de cuidados psico-reabilitativos, complementares ao tratamento agudo e sub-agudo dos utentes, para efeitos de uma mais rápida e completa recuperação, obedecendo a uma abordagem holística face à doença mental. 

A Unidade desenvolve a sua actividade terapêutica todos os dias da semana, das 9.30h às 16h, em espaço próprio, em proximidade com o espaço físico da Unidade de Internamento de Doentes Agudos. Destina-se a utentes que padeçam de doença mental grave e que apresentem limitações objetivas na sua funcionalidade diária como consequência da sua patologia psiquiátrica. Constitui-se por técnicos de saúde com vínculo laboral ao HESE e compreende um terapeuta ocupacional, um enfermeiro/a, uma auxiliar, equipa médica da Unidade de Internamento de Doentes Agudos/Equipa Comunitária, um psicólogo e uma assistente social. Poderá contar com o apoio de técnicos sem vínculo laboral ao HESE, previamente selecionados e contactados, para a realização de workshops ou outras atividades específicas. 

A intervenção clínica é desenvolvida em dois níveis: Unidade Terapêutica de Apoio ao Internamento (em funcionamento todos os dias da semana, do período da manhã) e Unidade Terapêutica de Apoio ao Pós-Alta (em funcionamento todos os dias da semana, do período da tarde). 

A Unidade de Intervenção Terapêutica apresenta ainda capacidade para promover a realização de estágios curriculares e profissionais na área da Terapia Ocupacional e/ou Psicomotricidade.