UPIA

A UPIA é uma unidade de pedopsiquiatria integrada no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital do Espírito Santo – hospital geral, com funções assistenciais, de investigação e de ensino. Serve a população dos 0 aos 18 anos de idade na área da Saúde Mental, incluindo prevenção, promoção e tratamento de alterações do comportamento, pensamento e emoções nas crianças e adolescentes, no distrito de Évora, bem como o suporte às suas famílias e articulação com os diferentes intervenientes nas suas vidas, como é o caso da Escola.

A actividade assistencial é essencialmente de ambulatório, não dispondo de internamento específico para utentes agudos. Encontra-se sediada no Hospital do Espírito Santo, de Évora.

A UPIA veio dar resposta a uma área de assistência clínica, infelizmente, muito negligenciada nos últimos anos por indisponibilidade de técnicos e encontra-se actualmente em re-estruturação. A UPIA assegura, presentemente, a assistência clínica aos utentes com menos de 18 anos de idade, nos seguintes contextos:

– consulta de pedopsiquiatria;

– consulta de adolescentes;

– consulta de terapia da fala;

– consulta de terapia ocupacional;

– apoio ao serviço de urgência de pediatria;

– apoio ao internamento de pediatria;

– articulação com a consulta de desenvolvimento.