Ir para o conteúdo

Oncologia Médica - Atividade Científica

O Serviço de Oncologia faz parte, como membro ativo, da Associação Portuguesa de Investigação Oncológica, (APIO), que se propõe desenvolver, coordenar e estimular em Portugal a investigação experimental e clínica do cancro, através de uma ação conjunta e articulada de Especialistas, Serviços e Instituições, participando atualmente nos seus Grupos de Cancro Génito-Urinário e Digestivo. Participou também, como membro fundador do Grupo Oncológico do Sul, da Sociedade Portuguesa de Senologia e da Sociedade Portuguesa de Cuidados Paliativos.

Na área da formação,  proporciona estágios de 3 meses de especialidade de Oncologia Médica aos internos dos internatos complementares que o queiram frequentar, assim como estágios académicos e profissionais de Psicologia Clínica da licenciatura em Psicologia da Universidade de Évora. O Hospital de Dia de Quimioterapia é regularmente frequentado por alunas da Escola Superior de Enfermagem de Évora, na aprendizagem de preparação e administração de citostáticos.

Enquanto formandos, os médicos e as enfermeiras do Serviço de Oncologia têm participado em Ações de Formação Pós Graduada, apresentando casos clínicos, posters, estudos epidemiológicos e temas de revisão clínica. Alguns destes trabalhos apresentados têm merecido a sua publicação em Revistas da Especialidade, nacionais e estrangeiras.

Presta serviços à população do Distrito de Évora, 173 400 habitantes, mas, para as especialidades mais diferenciadas é o Hospital de Referência da Região Alentejo, abrangendo uma população total de 434.800 habitantes. Atualmente, o Serviço de Oncologia Médica do HESE é também responsável pelas consultas de oncologia médica e pelos tratamentos de quimioterapia citostática e hormonoterapia do Hospital de Elvas.