Carteira de Serviços

Somos responsáveis pela terapêutica transfusional em todo o HESE, E.P.E.

Prestamos apoio a vários serviços: Cirurgias Programadas; Serviços de Internamento; Urgências (Bloco, UCI).

Banco de Sangue:

Este serviço presta cuidados a Dadores e Doentes. Como o sangue não se fabrica artificialmente, só através da dádiva benévola conseguimos obter sangue e/ou derivados para transfundir os doentes que dele necessitam.

Após a colheita de sangue total ao dador, é feito o seu processamento: separação nos vários componentes sanguíneos, análises laboratoriais e respectivo armazenamento controlado, até à sua disponibilização para o doente.Também prestamos cuidados aos doentes, tais como a realização de flebotomias, administração de sangue e derivados, administração de terapêutica (factor VIII); colheitas de amostras de sangue aos utentes pertencentes à consulta de hematologia e hematologia oncológica (normalmente é realizada colheita para hemograma).Colaboramos com o Centro de Histocompatibilidade do Sul, para registo e colheitas de Dadores de Medula Óssea. Colaboramos com o CAD da região de Évora para colheitas, diagnóstico e confirmação do vírus HIV.

Hospital de dia:

Seguimos em consulta e em contexto de hemoterapia:

· Coagulopatias congénitas;

· Poliglobulias;

· Doentes Hemato-oncológicos;

· Anemias congénitas: Talassémias e Drepanocitoses;

· Hemofilias;

Consultas Hipocoagulação:

Consultas dirigidas aos doentes tratados com anti-coagulantes.

Laboratório de Imunohematologia:

Estudo imuno-hematológico de Doentes e Dadores; Preparação de componentes sanguíneos para transfusão;

Colaborações:

· Centro de Histocompatibilidade do Sul, para registo e colheitas de Dadores de Medula Óssea;

· CAD da região de Évora para colheitas, diagnóstico e confirmação do vírus HIV;

· Hospital Dr.José Maria Grande de Portalegre,

· Hospital Santa Luzia de Elvas;

· Hospital do Litoral Alentejano de Santiago do Cacém;

· Hospital da Misericódia de Évora – grupo Luz.

Protocolos intra-hospitalares:

· Serviço Oftalmologia;