Ir para o conteúdo

CRIA realiza o segundo Programa de formação OCT Curriculum

No dia 29 de outubro, o CRIA do Hospital do Espírito Santo de Évora realizou o segundo OCT Curriculum com três intervenções de Imagem Coronária. Esta é a segunda edição destas ações de formação, direcionadas para os Internos de Cardiologia, que, devido à pandemia COVID-19, tiveram uma pausa.

O OCT (Tomografia de Coerência Ótica – do inglês Optical Coherence Tomography) é uma técnica de Imagem Coronária que utiliza a luz, com uma definição muito alta, tornando possível a visualização de estruturas muito pequenas. “Tem um papel importante, quer investigacional, quer clínico, porque nos permite ver as placas coronárias, permite-nos ver os stents, a aposição dos stents, os trombos, as placa… E, portanto, tem um aspeto muito formativo para quem faz Cardiologia de Intervenção.” afirma Lino Patrício, Responsável pelo CRIA do HESE, explicando que “esta formação é para os Internos de Cardiologia, pessoas que estão a fazer formação em Cardiologia de Intervenção Coronária e Cardiologistas de Intervenção que querem dedicar-se ou aprender mais de Intervenção Coronária”.

Com esta edição iniciou-se um processo de formação baseado em casos clínicos e com uma audiência ao vivo, com profissionais na sala e remotamente, onde foi possível observar a transmissão em direto. Desta forma, cria-se também a possibilidade de expor os casos numa plataforma de streaming, o que faz deste método uma forma mais moderna de poder publicar, discutir e formar profissioanis na área da Imagem Coronária.

Este foi o primeiro evento desta natureza após a pandemia, que recebeu um feedback muito positivo por parte dos presentes. “O feedback foi bom, mas eu acho que as pessoas ainda não se habituaram a estarem juntas outra vez, acho que hoje se privilegia o online. Nós com a publicação online queremos ter a possibilidade de as pessoas poderem ver e rever os casos.” afirma Lino Patrício.

Se a situação pandémica assim o permitir, a terceira edição destas formações irá realizar-se já no início do próximo ano e prevê-se que se realizem entre três a quatro por ano.

 

18.11.2021

imagem do post do CRIA realiza o segundo Programa de formação OCT Curriculum