Hospital de Évora integra o Centro Clínico Académico do Alentejo (C-TRAIL)

O Hospital do Espírito Santo de Évora, E. P. E., integra o novo CenTRo Académico clÍnico do ALentejo (abreviadamente designado por C-TRAIL), criado a 25 de março de 2022 um consórcio com a Administração Regional de Saúde do Alentejo, I. P., as Unidades Locais de Saúde do Norte ALentejano, Litorial Alentejano e Baixo Alentejo, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Beja.

O CenTRo Académico clÍnico do ALentejo (abreviadamente designado por C-TRAIL) ficou definido pela Portaria n.º 127/2022, assinada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e pela Ministra da Saúde, Marta Temido e assume ” o papel de reflexão e atuação integradas num centro académico clínico com estruturas de investigação e formação e estruturas prestadoras de cuidados de saúde. É essencial para a promoção da saúde da população do Alentejo e para a produção de conhecimento e sua divulgação aos profissionais e cidadãos da região.”, pode ler-se na referida Portaria. A sede do C-TRAIL será na Universidade de Évora, nas instalações da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, e assume como principais objetivos o avanço e a aplicação do conhecimento e da evidência científica para a melhoria da saúde, designadamente na região do Alentejo, visando, em especial:

o desenvolvimento da dimensão académica e da qualificação nas áreas das ciências biomédicas, médicas, engenharia biomédica, saúde pública, políticas de saúde, economia, gestão, ciências e tecnologias da saúde, robótica e enfermagem envolvendo os profissionais hospitalares e dos cuidados de saúde primários, continuados integrados e paliativos;
a racionalização e maximização de meios humanos, materiais e tecnológicos dos respetivos membros, potenciando sinergias nas várias áreas de atuação com integração e partilha de recursos;
a criação de parcerias estratégicas entre os seus membros e com parceiros externos, que possibilitem a promoção de uma cultura de excelência de investigação, fortemente apoiada no contexto internacional e nas redes transeuropeias, contribuindo para a diversificação e alargamento das respetivas fontes de financiamento;
a promoção da qualidade dos cuidados prestados às populações, estabelecendo uma estratégia de base que corresponda à realidade demográfica e social da região;
a combinação da investigação básica, translacional e clínica nos cuidados de saúde primários, hospitalares, continuados integrados e paliativos, necessários à obtenção de melhorias significativas na respetiva prestação e a introdução de programas inovadores e o desenvolvimento de plataformas tecnológicas de partilha de informação e inteligência artificial como contributo para uma saúde digital em rede.

“A participação do HESE neste Centro Clínico será uma mais valia para a equipa de profissionais de saúde, incrementando a investigação clínica multidisciplinar e os resultados irão refletir-se na melhoria da qualidade da prestação de cuidados e numa nova abordagem ao Utente/Doente. Estamos muito orgulhosos com este consórcio porque a articulação com outras entidades da região, com foco na investigação, constituía um objetivo deste Conselho de Administração desde o início” , afirma Isabel Pita, Diretora Clínica do HESE EPE.

imagem do post do Hospital de Évora integra o Centro Clínico Académico do Alentejo (C-TRAIL)