Ir para o conteúdo

Semana Europeia da Vacinação 2022 - 24 a 30 de abril de 2022

Este ano o tema da Semana Europeia da Vacinação é “Long Life for All”, Longa Vida para Todos, reforçando a importância do acesso equitativo e global às vacinas, contribuindo assim para todos poderem ter uma vida longa e saudável. É realçada a importância das vacinas para proteger pessoas de todas as idades e origens contra doenças evitáveis pela vacinação.

Em Portugal, continuamos a alcançar excelentes resultados na vacinação, temos um Programa Nacional de Vacinação que conta com a confiança da população portuguesa e o profissionalismo e a dedicação dos profissionais de saúde que trabalham na área da vacinação, tornando o Pais numa referência a nível Internacional.

Apesar da elevada carga que significou a vacinação contra a COVID-19 no ano de 2021, é de salientar a resiliência dos profissionais de saúde que mantiveram a vacinação no âmbito do PNV dentro do mesmo nível dos anos anteriores, atingindo, simultaneamente, coberturas muito elevadas na vacinação contra a COVID-19 de quase toda a população em Portugal.

A Semana Europeia da Vacinação 2022 pretende chamar a atenção para a necessidade de existir consciência por parte de todos, para os benefícios da vacinação ao longo da vida e para os riscos de qualquer diminuição das taxas de vacinação.

Mensagens:

  • Uma Longa Vida para Todos não é uma promessa, é uma ambição. Porque todos no mundo merecem ter uma vida plena.
  • As vacinas têm salvo vidas desde 1798, ano em que a primeira vacina contra a varíola permitiu a todos, pela primeira vez, poderem combater uma doença tão devastadora.
  • O valor das vacinas não é medido em doses administradas. É medido em vidas vividas mais saudáveis e mais longas.
  • As vacinas possibilitam oportunidades e esperança de alcançar uma vida mais plena. Estas são razões pelas quais todos devemos lutar.
  • Vacinas: Na procura de uma vida longa e saudável. Longa Vida para todos

Fonte: DGS 

imagem do post do Semana Europeia da Vacinação 2022 – 24 a 30 de abril de 2022