Ir para o conteúdo

HESE marca presença no AI4CYBER Kick-off meeting, em Bilbao

O Hospital do Espírito Santo de Évora marcou presença no plenário de início do projeto AI4CYBER, realizado em Bilbao, Espanha, nas instalações da empresa líder do consórcio, TECNALIA, nos dias 7 e 8 de setembro. Ao longo dos dois dias, foram apresentadas as entidades membros do projeto e os objetivos para este caminho de três anos, que agora se inicia.

Neste grupo multidisciplinar e multicultural, com participantes de Portugal, França, Espanha, Hungria e Grécia, o HESE sublinhou a sua experiência prévia em projetos de cibersegurança, sendo este o segundo de três projetos nesta área recentemente iniciado: SPHINX, AI4CYBER e DynaBIC.

A equipa de projeto do HESE, formada pelo Diretor do Serviço de Planeamento e Controlo de Gestão, Dr. João Pedro Assunção, como gestor do projeto e Dr. Miguel Gaspar, como gestor das operações do projeto, pelo Diretor dos Serviços de Tecnologias e Sistemas de Informação, Engº. Fernando Palma, e Engº. Ricardo Cabecinha, especialista em informática e cibersegurança, participou na discussão do use case 3: Serviços hospitalares resilientes a ataques ciberfísicos avançados e alimentados por Inteligência Artificial.

João Pedro Assunção, Gestor do Projeto, realça que “estes projetos são de extrema relevância para o HESE para melhorar os processos internos, neste caso concreto a robustez da segurança dos sistemas. Por outro lado, o envolvimento do HESE nestes consórcios de inovação, permite-nos uma modernização transversal a toda a organização, que de outra forma não seria possível”.

A candidatura do HESE ao projeto AI4CYBER , Projeto com Grant nº 101070450, no âmbito “AI for cybersecurity reinforcement”, ID HORIZON-CL3-2021-CS-01-03, do programa Horizonte Europa, foi aceite e o projeto será agora assumido pela referida equipa. Irá decorrer entre setembro de 2022 e agosto de 2025 e assenta em três objetivos principais: identificar as vulnerabilidades para reforçar a segurança dos sistemas; detetar e conter ciberataques e anomalias, alimentados por Inteligência Artificial dentro do ambiente digital de saúde e partilhar informações sobre ameaças a outras organizações, utilizando sistemas multiagentes e ações proactivas de acordo com a informação, com preservação da privacidade ao partilhar informações relativas aos incidentes.

O próximo plenário e assembleia geral estão marcados para abril de 2023, em Lisboa.

 

imagem do post do HESE marca presença no AI4CYBER Kick-off meeting, em Bilbao