Ir para o conteúdo

Equipa do HESE presente nas 25ªs Jornadas Municipais sobre catástrofe, em Madrid

Com o tema “La adaptación de las emergencias, volvemos con más fuerza”, as 25ªs Jornadas Municipais sobre catástrofe do SAMUR- Madrid – Serviço de Assistência Municipal de Emergência e Resgate, decorreram em Madrid, nos dias 28 e 29 de outubro de 2022. O HESE esteve presente com três elementos da equipa da área da Urgência/Emergência, Cuidados Intensivos e Segurança no Trabalho ao longo dos dois dias.

A equipa composta pela Enfª Vanda Ferreira, Enfª Maria Manuel Varela e Engª Susana Neves assistiu, nos dois dias, a vários temas sobre eventos com múltiplas vítimas e sua abordagem. No primeiro dia, as mesas científicas contaram com a participação de oradores dos principais serviços de emergência da Europa, como o Chefe de Traumatologia de um hospital de Zaporizhia (Ucrânia) e foram abordados temas como a resposta assistencial no vulcão de la Palma e a resposta de alguns países no pico da pandemia COVID-19, entre outros. O​ segundo dia contemplou um simulacro de grande dimensão que envolveu 1200 participantes, nomeadamente elementos de todos os Serviços Municipais de Emergência e Segurança, Forças Armadas, Polícia Nacional, Civil, vários hospitais de Madrid e serviços de urgência de oito países (Israel, Noruega, Finlândia, Reino Unido, Mauritânia, Holanda, França e Irlanda) e 15 comunidades autónomas de Espanha. Para esta prática simulada foram construídos três cenários com várias situações críticas (acidentes de viação, tiros, explosões, sequestros, etc.) com o objetivo de continuar a formar os intervenientes para responderem a ocorrências idênticas numa situação real, e simultaneamente, divulgar o seu trabalho junto da população.

Estas oportunidades formativas e de aprendizagem dos Profissionais do HESE decorrem no âmbito do reforço do seu plano de emergência e catástrofe e revestem-se de enorme importância porque permitem que equipas e entidades de diferentes países e regiões treinem em conjunto procedimentos, formas de atuação e de resposta a diversas ocorrências. Esta participação enquadra-se no Projeto Europeu VALKYRIES, financiado pelo programa Horizonte2020, cujo foco passará por, em maio de 2023, realizar um simulacro transfronteiriço Portugal/Espanha.​

imagem do post do Equipa do HESE presente nas 25ªs Jornadas Municipais sobre catástrofe, em Madrid