Ir para o conteúdo

HESE e SPEM realizam Sessão de Esclarecimento sobre o Atestado Médico de Incapacidade Multiusos ​​

O Serviço de Neurologia do Hospital do Espírito Santo de Évora EPE e a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) realizaram, na manhã de 22 de fevereiro uma Sessão Esclarecimento sobre o Atestado Médico de Incapacidade Multiusos, dirigida aos profissionais de saúde do HESE EPE.

A sessão teve início com as intervenções de Luísa Rebocho, diretora clínica do HESE, Alina Vicas, coordenadora do Serviço de Neurologia do HESE EPE e de Margarida Navalhinhas, coordenadora da Delegação de Évora da SPEM.

Susete Margarido, Assistente Social da SPEM, conseguiu na sua intervenção explicar de uma forma bastante clara todo o procedimento associado ao Atestado Médico de Incapacidade Multiusos, a legislação inerente e os direitos da pessoa com esclerose múltipla. A Enfermeira Elisabete Silva, deu o seu testemunho enquanto doente com esclerose múltipla e profissional de saúde do HESE.

Segundo Alina Vicas, “foi uma sessão muito bem-vinda para os profissionais de saúde e, em consequência, para os beneficiários diretos dos nossos conhecimentos, os utentes. Uma oportunidade de esclarecer as dúvidas e relembrar os detalhes sobre o atestado médico de incapacidade multiuso.” Salientando ainda a importância “de conhecer os direitos dos nossos utentes e as ferramentas para os ajudar a ultrapassar os impedimentos burocráticas.” Por fim, a médica agradeceu a participação de todos, todo o empenho manifestado, colaboração e interação ao longo da sessão.

Margarida Navalhinhas congratulou a parceria da SPEM com o HESE, como uma forma de potenciar a capacitação das pessoas com esclerose múltipla, através do aumento da literacia em Saúde.

Realçou ainda que “a SPEM está ao dispor da comunidade de doentes com esclerose múltipla, médicos, cuidadores, familiares e todos os que com eles convivam e queiram associar-se a esta causa. Não esquecemos o universo dos doentes crónicos onde nos inserimos e que continuamos abertos a trabalhar e cooperar na nossa missão de melhorar as condições de vida das pessoas com esclerose múltipla, cuidadores e familiares.”

Prevê-se a realização de mais sessões, envolvendo também utentes e demais interessados nestas temáticas.

27/02/2023
imagem do post do HESE e SPEM realizam Sessão de Esclarecimento sobre o Atestado Médico de Incapacidade Multiusos ​​