Ir para o conteúdo

1º Curso Connect MFR + MGF: Abordagem à Patologia Músculo-esquelética do Membro Superior reuniu 30 Médicos de Medicina Geral e Familiar

Decorreu no Hospital, o 1º Curso Connect MFR + MGF – Curso Teórico-Prático – Abordagem à Patologia Músculo-esquelética do Membro Superior, destinado a Médicos de Medicina Geral e Familiar.

O curso foi organizado pelo Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (MFR) do Hospital e marca o início de um programa de várias formações que irão decorrer ao longo do ano de 2024 e que terão especial foco na conexão entre cuidados de saúde primários e hospitalares, sob o mote Connect MFR + MGF.

Na sessão de abertura, Luísa Rebocho, Diretora Clínica do Hospital, realçou “a importância deste curso no contexto da formação contínua, salientando a relevância da abordagem multidisciplinar e da colaboração entre profissionais das diferentes especialidades e cuidados médicos”.

No Curso participaram mais de 30 formandos, profissionais de Medicina Geral e Familiar tendo sido lecionado por especialistas e internos do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação da ULSAC .

Decorreu ao longo da manhã na sala de Formação 1 do Hospital, com apresentações acerca da anatomia funcional, avaliação clínica e principais patologias do complexo articular do ombro, cotovelo, punho e mão e também a abordagem de patologia pediátrica do membro superior. Durante a tarde, foram realizados casos clínicos interativos das principais patologias do membro superior. Posteriormente, decorreram workshops práticos sobre cada articulação do membro superior, no ginásio do Serviço de MFR, onde os participantes tiveram a oportunidade de aprender e praticar os vários testes músculo-tendinosos específicos de cada articulação. Esta componente prática permitiu aos formandos aplicar os conhecimentos adquiridos durante a manhã em contextos simulados e contribuiu para a consolidação dos conhecimentos adquiridos, preparando os profissionais para desafios clínicos reais.

Filipa Narra Pisa, Fisiatra do Hospital e organizadora do Curso, realçou que “Este 1º Curso Teórico-Prático de Abordagem à Patologia Músculo-esquelética do Membro Superior, teve como objetivos atualizar conhecimentos de medicina física e de reabilitação e melhorar competências práticas, assim como melhorar a articulação com a MGF, otimizar a referenciação de patologias músculo-esqueléticas para a consulta de MFR e abordar e debater algumas patologias mais complexas”.

A especialista considera, com muita satisfação, “que o balanço foi bastante positivo e superou as expetativas. Foi sem dúvida uma mais-valia para todos, especialmente, para os médicos de MGF, que tiveram a oportunidade de aprofundar mais conhecimentos nesta área músculo-esquelética e sobretudo melhorar competências práticas. Agradecemos também ao Conselho de Administração e a toda a Comissão Científica por terem aceite este desafio, por todo o trabalho e dedicação que permitiram a realização deste curso. A comissão organizadora deixa ainda um agradecimento aos Gabinetes de Formação e Comunicação e Marketing pelo apoio à realização e dinamização do curso.”

01/02/2024
imagem do post do 1º Curso Connect MFR + MGF: Abordagem à Patologia Músculo-esquelética do Membro Superior reuniu 30 Médicos de Medicina Geral e Familiar